Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Mosteiro São Bento da Vitória

Monumentos e Palácios

Datado do final do século XVI, foi classificado Monumento Nacional em 1977, sendo um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade.

 

Entre 1985 e 1990, o IPPAR submete o Mosteiro a obras de restauro, permitindo a instalação dos monges beneditinos, da Orquestra Nacional do Porto e do Arquivo Distrital do Porto. No âmbito da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, o Claustro Nobre é coberto por uma concha acústica. Em 2007, o Estado atribui ao TNSJ (Teatro Nacional de S. João) parte significativa do edifício - ala nascente, parte da ala sul e Claustro Nobre, espaço onde realiza espetáculos teatrais, concertos e eventos especiais da sua programação, acolhendo ainda iniciativas exteriores de natureza diversa. O Mosteiro (Claustro) tem uma capacidade flexível, variando em função do carácter das atividades a realizar: Plateia/Concerto: 320 pessoas; Jantar sentado: 500 pessoas; Jantar volante/outras iniciativas: 700 pessoas.